top of page

CARNE BOVINA
O vinho, sem acompanhamento nenhum, já é uma delícia. Mas uma das coisas mais interessantes e saborosas de se fazer é harmonizá-lo com o prato certo.Essa combinação entre vinho e comida é feita desde muitos séculos atrás e, normalmente, quanto mais intenso o sabor do prato, mais encorpado deve ser o vinho. Com tantas opções de vinhos e tantas regras, qual é o vinho ideal para se tomar com carnes vermelhas?
Carnes cozidas geralmente são pratos com um teor de gordura um pouco mais elevado, por conta do tempo de cocção da carne na panela. Para equilibrar essas características, é ideal escolher um vinho com acidez elevada e taninos marcantes, como aqueles produzidos com a uva Tempranillo.
Carnes vermelhas grelhadas precisam de vinhos encorpados e com taninos marcantes, discretamente ácidos, para complementar seu sabor. Os Malbecs argentinos e os Carmenérè chilenos sejam uma boa opção para esse tipo de carne. Vale reforçar que, para valorizar o sabor dessa harmonização, é preciso investir em uma carne mais mal passada.
O churrasco se assemelha muito com a carne grelhada, mas o forte sabor da fumaça influencia muito no que você percebe na carne.
As uvas Malbec sempre vão muito bem com carnes vermelhas em geral, mas se você tem um churrasco com diferentes peças, vale a pena investir em uma garrafa de Cabernet Sauvignon. Ela é mais equilibrada e fácil de harmonizar com os vários sabores que saem do fogo. São eles:

bottom of page